2 de mai. de 2011

COMO AS MÁQUINAS FUNCIONAM

MOTOR A VAPORr

MOTOR WANKEL: Motor rotativo, também chamado de motor Wankel é um tipo de motor de combustão interna cujo design exclusivo converte a pressão em movimento de rotação sem uso de pistões.

ENGRENAGEM CRUZ DE MALTA USADA EM RELÓGIOS



CÂMBIO MANUAL 




DISPARO DE TORPEDO NAVAL 




















JUNTA HOMOCINÉTICA - aquela que liga o motor à roda dianteira do carro, permitindo que você ande e vire a roda ao mesmo tempo.


MOTOR DE QUATRO TEMPOS: é um motor de combustão interna, uma máquina térmica que transforma energia térmica em energia mecânica.



MOTOR QUASITURBINE

MOTOR RADIALpossui uma configuração onde os pistões estão dispostos em torno de uma única manivela do Cambota, foi muito utilizado para mover hélices de aviões.



MOTOR DOIS TEMPOS

Motor a dois tempos







Num motor a dois tempos, um ciclo termodinâmico se completa a cada volta do eixo, compreendendo as etapas de admissão, compressãotransferência de calor e exaustão. Esta característica permite que o próprio pistão atue também como válvula, abrindo e fechando as janelas (aberturas) na parede da câmara de combustão. Esta opção simplifica a máquina, também dispensando comando de válvula e é muito utilizada em motores de pequeno porte. Mas, para motores de grande porte, isto não é uma alternativa adequada por reduzir o curso para compressão e permitir a comunicação direta entre a admissão de combustível e os dutos de exaustão. Os maiores motores de propulsão naval, a Diesel, operam em dois tempos, mas, com o emprego de apenas uma janela e uma válvula no cabeçote.

 MOTOR A DIESEL

Os motores Diesel caracterizam-se pela ignição por compressão. O fluido de trabalho (normalmente ar) é comprimido sem ser misturado ao combustível e quando o combustível é injetado no fluido comprimido e quente esse se inflama. As máquinas que impulsionam veículos pesados como caminhõestrens e navios, usualmente são baseadas no ciclo ideal de Diesel, o que não se refere ao combustível utilizado e sim ao ciclo termodinâmico em que operam.


TURBINAS A GÁS


As turbinas a gás são máquinas puramente rotativas, existem em diversas formas construtivas, sempre contendo três sistemas básicos: compressorcâmara de combustão e turbina propriamente dita. As características de cada projeto são funções do meio de transmissão de potência (por eixo ou jato de gases), dos combustíveis utilizados, do porte, das temperaturas de trabalho entre outras variáveis.
Em relação às demais máquinas as turbinas tem característica de ter a maior densidade de potência, ou seja capacidade por peso. Devido a isso, são frequentemente empregadas em aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU RECADO: